Pedro de Toledo recebe visita pastoral

Pedro de Toledo recebe visita pastoral

O Catecismo da Igreja Católica, afirma no número 939 que “os Bispos têm o encargo de ensinar autenticamente a fé”. Pode-se dizer que esta foi a grande marca da Visita Pastoral que Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior, MSC, realizou, entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro, à Paróquia Sant’Ana, na cidade de Pedro de Toledo. Todos os momentos de encontro com os fiéis, agentes de pastoral, funcionários das instituições visitadas e famílias foram oportunidade para que se dirigissem perguntas sobre a fé ao Bispo.
O primeiro compromisso de Dom Manoel em Pedro de Toledo foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Dirceu Rovari, onde estudam alunos de 06 a 09 anos. Reunidos no pátio, as crianças ouviram atentas as palavras do Bispo e não se intimidaram em fazer suas perguntas. “Por que existe a Igreja?”, perguntou uma das crianças, tendo ouvido como resposta “que a Igreja existe para servir as pessoas, para anunciar a Palavra de Deus e ajudar as pessoas se encontrarem com Deus, na prática do bem e da justiça. A Igreja existe para ajudar a gente a rezar e a conhecer melhor os planos de Deus. A Igreja é um sacramento, ou seja, um sinal de Jesus Cristo até o final dos tempos. A Igreja é a presença de Jesus, no meio de nós, até o final do mundo”. A idade das crianças não impossibilitou que o Bispo tratasse de questões profundas, como a missão do Bispo, o significado da Cruz, o celibato, como nasceu a Igreja Católica, a oração, a ressurreição dos mortos, o sentido da vida, entre outros.
Em seguida, foi visitada a Escola Estadual Otaviano Albuquerque. Os adolescentes, estudantes do Ensino Médio, receberam o Bispo com entusiasmo e também fizeram suas perguntas. Uma das jovens, pedindo perdão a Dom Manoel, uma vez que não desejava ser agressiva, perguntou a respeito da aceitação dos homossexuais na Igreja. Com muita tranquilidade, o prelado respondeu que “Deus nos criou por amor e aqueles que Deus ama, a Igreja também deve amar, independentemente do ‘gênero’ ou da pessoa. Devemos amar e acolher a todos. A Igreja acolhe com carinho, não o gênero, mas pessoa, pois toda pessoa é filho amado de Deus. O que precisamos refletir é a questão das práticas. A Igreja ensina que a relação sexual deve se dar apenas após o matrimônio. Cada pessoa deve ser bem acompanhada e ajudada a descobrir o melhor para o bem da sua vida. Por isso, acolhemos a todos com muito carinho”.
O terceiro compromisso da sexta-feira, 29, foi a visita ao Projeto Respeitar – Casa São Francisco de Assis, que acolhe homens e mulheres em processo de reabilitação pelo uso de substâncias químicas. Muito bem acolhido pelos internos, o Bispo também respondeu a perguntas, sendo o encontro concluído com um almoço oferecido por voluntários do projeto. Após o almoço, Dom Manoel concedeu entrevista na Rádio Essa FM e participou da sessão de autógrafos da Professora Ana Maria Sendim, que lançava a obra “Centenário da Imigração Japonesa em Pedro de Toledo”.
Ainda na sexta-feira, o Bispo foi recebido pelo Prefeito Municipal de Pedro de Toledo, Eleazar Muniz. Estiveram presentes no encontro Paulo Eduardo Alves Ferreira, secretário de Educação e Paulo Sérgio Dias Sant'Ana Júnior, secretário Jurídico, além de funcionários da Prefeitura. Na pauta foram tratados assuntos de interesse dos munícipes. Mais uma vez, respondendo questões dos presentes, Dom Manoel teve a oportunidade de elucidar dúvidas de fé. O programa da tarde foi concluído com a visita aos enfermos da comunidade.
Na noite de sexta-feira, Dom Manoel presidiu celebração penitencial e atendeu à confissões individuais, acompanhados dos padres do Setor Pastoral III. Ao refletir o Evangelho proposto para a celebração, o Bispo recordou que “pecar é errar o alvo. Deus nos fez para ser de uma forma e vivemos de maneira contrária. Deus nos fez para amar, e eu começo a odiar. Quando nos confessamos, acontece como Pai da parábola do Filho Pródigo, que devolve o anel no nosso dedo e festeja nossa volta”.
No sábado, 30, o programa da Visita Pastoral teve início com a Celebração da Eucaristia, contando com a presença das crianças da catequese e seus catequistas. Na homilia, Dom Manoel refletiu sobre a Festa Litúrgica de Santo André, Apóstolo e Mártir. Na parte da tarde, o Bispo se reuniu com os membros do Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP) e do Conselho Pastoral Paroquial (CPP). No início noite, o prelado presidiu Celebração Eucarística na Comunidade São Vicente de Paulo, na zona rural de Pedro de Toledo. Após a Celebração, participou do Encontro dos Jovens de Sant’Ana e maneira muito alegre e descontraída respondeu às perguntas dos jovens.
O último dia da estadia de Dom Manoel na cidade de Pedro de Toledo foi marcado por Celebrações Eucarísticas. Pela manhã, o Bispo presidiu a Santa Missa nas Comunidades São Judas Tadeu e São José. Na segunda celebração, participaram fiéis de outras comunidades de Nossa Senhora de Fátima, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio, sendo administrado o sacramento do batismo a uma criança. À noite, após encontrar os jovens e adultos catecúmenos, que se preparam para receber os sacramentos do batismo, eucaristia e crisma, Dom Manoel presidiu a Santa Missa na Igreja Matriz, com numerosa participação de fiéis.

Por: Rubens da Cruz