Santuário Nossa Senhora da Guia recebe visita de Dom Manoel
Na manhã da última sexta-feira, 28, Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, mSC, Bispo Diocesano de Registro, iniciou Visita Pastoral à Paróquia Santuário Nossa Senhora da Guia, no Município de Eldorado. Esta foi a 14ª paróquia visitada pelo Prelado desde que iniciou seu ministério episcopal na Diocese.
O Bispo explica “já estive em todas as paróquias da Diocese, celebrando a Eucaristia e os demais sacramentos, porém a Visita Pastoral é diferente. O Bispo deve fazê-la a cada cinco anos, conforme determina a Lei Canônica, visitando as instituições, autoridades, comunidades, livros e encontrando membros das comunidades para confirmá-los na fé. Nessa visita o Bispo conhece e é conhecido. Durante a visita, o Bispo mora na cidade, se torna um dos cidadãos daquele município.”
Ao chegar em Eldorado, Dom Manoel foi acolhido na casa paroquial pelo padre Alessandro da Silva Nascimento, reitor e pároco, padre Carlos Adriano Neto, vigário paroquial e também pelas funcionárias da Paróquia e residência, para o café-da-manhã. Em seguida, o Bispo de Registro visitou a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Eldorado), que há 11 anos funciona nas dependências da Paróquia. Há previsão que ainda neste ano, a APAE passe a atender numa sede própria, o que possibilitará o atendimento de mais pessoas, em melhores condições de acessibilidade. A nova sede, já em construção, também recebeu a visita e a benção de Dom Manoel.
Ainda pela manhã, o Bispo visitou a Escola Municipal Professora Maria Aparecida Viana Muniz e a Escola Municipal Jayme Almeida Paiva Júnior, onde foi acolhido por alunos, professores, funcionários e diretores. Em ambas as escolas, Dom Manoel refletiu com os alunos o episódio da perda e encontro do Menino Jesus no Templo (Lc 2,41-52), dando enfoque ao versículo 52 “E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”. Para ele, os jovens, para alcançarem o equilíbrio e serem saudáveis, devem buscar exercitar essas três vertentes da vida: “É preciso cuidar da saúde física, cuidar do corpo, crescer em estatura. É necessário se dedicar aos estudos, buscar o conhecimento, exercitar a inteligência, crescer em sabedoria. Mas também é preciso viver uma espiritualidade, estar em constante contato com Deus, buscar a vivência de uma religião, crescer em graça. Quando deixamos uma destas três dimensões de lado, nos desequilibramos, vivemos infelizes”, explicou o prelado. Nas duas escolas, os alunos e professores puderam dirigir suas perguntas a Dom Manoel.
O quinto compromisso da sexta-feira, 28, foi a visita à Prefeitura Municipal de Eldorado. Na sede do Poder Executivo, o Bispo foi recebido pelo Vice-Prefeito Dinoel Pedroso Rocha e por sua esposa Marli Rocha. Na pauta foram tratados assuntos de interesse dos munícipes. Ao final da conversa, o Dinoel convidou todos os funcionários presentes para um momento de oração e benção sobre a cidade. Dom Manoel recordou que “a Prefeitura é o cérebro da cidade. Nela são pensadas todas as iniciativas para o bem estar dos cidadãos. A perspectiva deve ser sempre periférica, onde os últimos, os mais vulneráveis, os pobres sejam lembrados em primeiro lugar. Quando atendemos os últimos, todos os outros também serão atendidos”. Devido à um problema de saúde, o Prefeito Durval Adélio de Morais esteve ausente.
Seguindo a extensa programação da Visita Pastoral, Dom Manoel esteve na UBS (Unidade Básica de Saúde), onde conversou e rezou com os funcionários. Uma das servidoras, solicitou ao Bispo que a Pastoral da Criança voltasse a atuar no município. Segundo padre Alessandro, já existem agentes pastorais fazendo treinamento para que, em breve, a pastoral volte a atuar. Os funcionários também agradeceram o apoio que a Saúde do Município recebe por parte da Igreja Católica, que sempre oferece seus espaços para iniciativas da Secretaria Municipal.
O Município de Eldorado se destaca pela grande concentração de comunidades quilombolas. Neste sentido, o Bispo que sempre se faz presente nestas comunidades, visitou a sede do EAACONE (Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira), onde ouviu a respeito das principais iniciativas para promover os direitos das comunidades remanescentes dos quilombos.
Pela primeira vez, numa Visita Pastoral, Dom Manoel visitou o Poder Judiciário. No Fórum da Comarca de Eldorado, foi recebido pela Diretora do Fórum e Juíza Titular da Vara Única, Dra. Juliana Silva Freitas, acompanhada do Promotor de Justiça Dr. Murilo Arrigeto Perez e de funcionários. Em sua reflexão, Dom Manoel encorajou os funcionários a agirem de acordo com o conceito de “justiça” apresentado pelas Sagradas Escrituras: dar a cada um aquilo que lhe é de direito, sem que se confunda justiça com igualdade.
No final da tarde, o Bispo visitou ainda, a Delegacia de Polícia Civil, onde teve a oportunidade de rezar com os policiais, escrivães e investigadores e também de realizar visita a quatro homens presos nas dependências do local. Em seguida, Dom Manoel visitou o Posto da Polícia Militar, a sede da Secretaria da Educação e o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social de Eldorado).
À noite, Dom Manoel reuniu-se com os membros do CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial) e foi recebido no Saguão da Câmara Municipal pela Presidente da Câmara, Sra. Vereadora Luana Michele Ramos Leite, acompanhada de outros Vereadores do Município, para um momento de reflexão e oração.
No sábado, 20, o programa da Visita Pastoral teve início com o encontro do Bispo com as lideranças laicais de Eldorado. Na pauta, estiveram reflexões sobre a vida pastoral na Paróquia e na Diocese, além da apresentação das Diretrizes Gerais de Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (Documento 109, da CNBB). Em seguida, o Prelado, acompanhado de leigos e religiosas, visitou os enfermos e suas famílias, administrando os Sacramentos da Unção dos Enfermos e da Eucaristia.
Apesar das fortes chuvas, no período da tarde, Dom Manoel visitou o Lar Feliz Eldoradense que abriga idosos do sexo masculino e o Abrigo Municipal Infantil, onde teve a oportunidade de conhecer as instalações, conversar com os presentes e abençoar a todos.
No início da noite, Dom Manoel presidiu Celebração Eucarística na Comunidade Nossa Senhora da Consolata, no bairro da Ilha Rasa Margem Esquerda e depois na Comunidade São Francisco de Assis, no bairro do Portal. Esta última, ainda não tem uma capela edificada, o que faz com que todos os momentos de oração da comunidade aconteçam na casa dos moradores do bairro. Nas duas celebrações, participaram grande número de fiéis, que tiveram a oportunidade de conversar e partilhar com o Bispo.
O último dia da estadia de Dom Manoel na cidade de Eldorado foi marcado por Celebrações Eucarísticas. Pela manhã, o Bispo presidiu a Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Quilombo do Engenho, no bairro do Bananal Pequeno. A segunda celebração, ocorreu na Comunidade Santa Luzia, no bairro da Bulha. À noite, o Bispo de Registro presidiu a Santa Missa na Igreja Matriz, com numerosa participação de fiéis.
Por: Rubens da Cruz