mitradiocesanaderegistro@hotmail.com

(13) 3821-1595

Missionários Do Ver Divino em Iguape

Há muitos anos, os missionários do Verbo Divino marcaram presença na Região do Vale do Ribeira e, a partir de 1975, contribuíram para o nascimento da Diocese de Registro. Os missionários chegaram em 1927. Foram anos belos, apesar das inúmeras dificuldades. Às margens dos rios havia vida pulsante: gente circulando, cultivando o arroz, pescando e, sobretudo, cultivando a fé, formando uma Igreja viva, participativa e atuante.

Os missionários Verbitas são parte fundamental da história do Vale do Ribeira. Assumiram comunidades, acompanharam o povo e compartilharam sonhos, dores, esperanças, tristezas e alegrias. Inicialmente, dedicaram-se à missão junto aos povos japoneses que chegaram a Iguape e Registro. Em seguida, alcançaram os ribeirinhos, caiçaras, quilombolas, pescadores e os poucos povos indígenas da região. Sempre partiram de uma fé encarnada na realidade, profética e transformadora, enfrentando dificuldades e inserindo-se nas lutas do povo — uma luta hercúlea que se estende até os dias atuais.

Os missionários participaram ativamente da criação da Diocese de Registro, contribuindo não apenas com a presença pastoral, mas também com a construção da memória histórica da Igreja no Vale do Ribeira. Semearam o Reino de Deus, regaram com o suor do trabalho e colheram abundantes frutos de vida nova. Partilharam alegrias e desafios, colaboraram na construção da vida do povo e, juntos, realizaram inúmeros projetos pastorais desde 1927, quando chegaram os primeiros missionários a Iguape; em 1929, a Registro; em 1939, à Prainha (hoje Miracatu) e a Juquiá; em 1971, a Iporanga e Barra do Turvo; em 1974, a Jacupiranga e Cajati; em 1980, a Itariri e Pedro de Toledo; e, em 1985, à Ilha Comprida.

Os missionários não tiveram medo. A pé, no lombo de mulas e cavalos, de barco ou no valente “Fusca”, percorreram toda a região. Subiram montanhas, navegaram por rios e pelo mar, sempre com o objetivo de chegar às famílias, aldeias e cidades. Verdadeiro espírito missionário. Tudo fizeram para construir o Reino de Deus, oferecendo acompanhamento espiritual, apostólico e missionário.

Os missionários do Verbo Divino — tantos quantos passaram por esta realidade do Vale do Ribeira — semearam, regaram e colheram frutos de vida cristã nas comunidades rurais e urbanas. A todos os missionários que por aqui passaram, nossa mais profunda gratidão, nosso sincero muito obrigado, com votos de abundantes bênçãos de Deus por onde continuarem sua missão.

No dia 27 de dezembro, às vésperas de celebrar 100 anos de presença missionária em Iguape, os missionários encerram suas atividades na Paróquia Nossa Senhora das Neves e no Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape. Conscientes de toda a dedicação missionária, do intenso trabalho pastoral e da atenção aos romeiros do Bom Jesus, partem agora para uma nova missão na grande Amazônia.

Nós, que permanecemos na Diocese, expressamos profundo agradecimento pelo testemunho missionário dos padres verbitas em Iguape. Foram anos fecundos: quase um século a serviço do povo de Deus e dos romeiros. Por onde forem, que continuem vivendo a missão em sua maior expressão. Deus os abençoe, e que sintam sempre a proteção e o amparo de Nossa Senhora, Estrela da Evangelização.

Notícias Populares