mitradiocesanaderegistro@hotmail.com

(13) 3821-1595

Campanha da Fraternidade 2026

A Campanha da Fraternidade de 2026 tem se engajado na luta por moradia digna para o povo de Deus. Desde o início da bíblia sagrada, vemos que Deus quer que a humanidade tenha um lugar digno para viver e morar. Ao criar o ser humano, Deus o coloca num paraíso, isto é, num lugar onde o homem e a mulher pudessem ser felizes.

Com o aumento da população, a injustiça social, o êxodo rural, o Brasil foi amontoando seu povo nas periferias, na beira dos rios, nas favelas, e cortiços, das grandes cidades a ponto de ter 6 milhões de famílias que necessitam hoje de uma moradia, por estarem em habitação precária, em coabitação ou com aluguel excessivo. E outras 26 milhões de famílias que moram em situação inadequada (em áreas de risco, sem infraestrutura ou com infraestrutura insuficiente, segregação social, longe de equipamentos públicos e sem as políticas públicas básicas, com forte influência do crime organizado, entre outros):  vivem na “não cidade”.  São 2 milhões de pessoas ameaçadas/afetadas por despejo ou remoção forçada. Em março de 2025, 330 mil pessoas estavam em situação de rua no Brasil (cf. o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua da Universidade Federal de Minas Gerais). 8,9 milhões de pessoas no Brasil morando em áreas de risco (Ministério das Cidades). 1 milhão de brasileiros não tem banheiro, 55 milhões não dispõem de saneamento básico integral.

Temos boas leis. Conquistamos, na Constituição Federal, a função social da propriedade, a função social da cidade, o direito à moradia, porém, as leis não são aplicadas.

Não falta moradia em nosso país, falta distribuição de renda e de moradia para todos. No Brasil temos muitos imóveis vazios. Só no município de São Paulo, temos 600 mil imóveis vazios, número maior do que o déficit, de cerca de 400 mil. Ou seja, nós temos leis que, se aplicadas, garantiriam o direito à moradia.

Ninguém na sociedade, vive sem moradia. Ela é indispensável para a vida. Ela é a porta de entrada para todos os direitos. Para qualquer ser humano, para qualquer família, a moradia é fundamental. Infelizmente, em nossa sociedade ela é uma mercadoria. A moradia é a mercadoria de consumo compulsório necessário, mais cara que o trabalhador tem para comprar.

Jesus disse um dia, que veio em missão ao mundo para que todos tenham vida e a tenham em abundância (Jo. 10, 10). É neste sentido que a Campanha da Fraternidade, em todos os anos quer ajudar o nosso povo, sobretudo os católicos, a abrirem os olhos, e para ver as realidades sociais que está ao seu lado, sobretudo, com os sofrimentos daqueles que não tem moradia digna para viver.

Alguns, vão dizer, é ideologia, outros vão dizer, é política, e nós bispos do Brasil, temos a certeza que estamos incentivando a vivência do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, que veio habitar entre nós e não encontrou morada digna para nascer.

Sejamos cristãos, comprometidos com a vida humana em todas as suas situações, e que convertidos ao Cristo, nos coloquemos no serviço da construção de moradia digna para o povo de Deus. Parafraseando Santo Irineu de Lion, Pois, a Gloria de Deus é o homem vivo, feliz e com moradia.

DOM MANOEL FERREIRA DOS SANTOS JUNIOR, MSC

BISPO DE REGISTRO E REFERENCIAL PARA A PASTORAL DA MORADIA E FAVELAS DA CNBB.

Notícias Populares

  • PASTORAL DA MORADIA E FAVELA: MENSAGEM DE ABERTURA DE DOM MANOEL

    Com alegria e esperança, iniciamos nosso Encontro Nacional da Pastoral da Moradia e Favela. Um momento de comunhão, escuta, formação e fortalecimento da missão que construímos diariamente junto às comunidades, ocupações, periferias e favelas de todo o Brasil. A fala de Dom Manoel Ferreira dos Santos nos inspira a seguir firmes na defesa da moradia…

  • DECRETO: DIOCESE DE REGISTRO CELEBRA ANO JUBILAR FRANCISCANO COM SANTUÁRIOS EXTRAORDINÁRIOS

    A Diocese de Registro une-se à Igreja na celebração do Ano Jubilar Franciscano, instituído em memória dos 800 anos do Trânsito de São Francisco de Assis. Como parte das comemorações, Dom Manoel Ferreira dos Santos Júnior elevou as Paróquias Santo Antônio de Cajati e Santo Antônio de Juquiá à condição de Santuários Extraordinários Diocesanos durante…

  • 88ª ASSEMBLEIA DOS BISPOS DO REGIONAL SUL 1 DA CNBB

    Entre os dias 09 e 11 de junho, no Mosteiro de Itaici, aconteceu a 88ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB, reunindo os bispos das dioceses do Estado de São Paulo e os padres coordenadores diocesanos de pastoral em um tempo de oração, fraternidade e discernimento sobre os caminhos da evangelização. A…